terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mercados de Natal na Europa


Os mercados de Natal começaram na Europa central, na idade Media. A feira de Noel mais antiga foi no Séc. XVI, sob a influencia do protestantismo que lutavam contra as extravagâncias das tradições católicas que eram ligadas aos nomes dos Santos.

Em Strassburg, o Christkindelmarkt (o mercado do menino Jesus), instalado desde 1570 no coração da villa de Strasbourg, com seu famoso mercado de Natal substitui o mercado de São Nicolas.

Neste mercado se encontra tudo que possa contribuir para fazer do Natal uma festa maravilhosa: decorações de Natal, para o Ano Novo, presentes, doces, comidas típicas, flores secas, coroas e algumas vezes arvores de Natal entre outras coisas. Nestes mercados pode-se encontrar uma atmosfera de idade media e os presentes da tradição local.

Antigamente os mercados de Natal recebiam seus primeiros visitantes a partir do primeiro fim de semana do Advento (os quatro fins de semana que precedem ao Natal) e mantém suas portas abertas até o à noite do dia 24 de Dezembro.

As festas de Noel já existiam antes do nascimento de Jesus. Os povos de cada região celebravam de diversas maneiras, a passagem do solstício do inverno, refletindo o triunfo final da luz sobre as trevas.

Antes que fosse denominado o dia 25 de dezembro a festa do nascimento de Jesus, havia mais de 66 festas pagas que celebravam a vitória da luz .

Quer ficar por dentro dos calendarios dos mercados na Europa? Visite o site Christmas Market

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails