quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Chantilly, a cidade que é um doce


Chantilly fica no Oise, a 40 km de Paris. Situada entre florestas, é acessível pela RN16 Paris e pela RN 31, vindo de Beauvais, e pela A1 Paris – Lille. Há, ainda, a possibilidade de visitá-la por meio da linha de trem Paris/ Chantilly – Gouvieux, que parte diariamente da Gare du Nord.
A cidade conta com 12 mil habitantes e recebe mais de 500 mil turistas por ano, sendo 20% destes estrangeiros.
Em Chantilly, o visitante encontra o Castelo (Muséé Conde), conhecido por armazenar uma das mais importantes coleções de pintura da França e também por seus parques, pelo Museu do Cavalo - mundialmente reconhecido -, pelo Hipódromo e pelo Potager des Princês, que, esporadicamente, exibe espetáculos teatrais e é um ótimo lugar para pesca.
Algumas vezes, obtém-se bons preços nos guichês da SNCF/ TER Picardie, que incluem os bilhetes de trem (ida e volta) e os ingressos das atrações (Museu e Castelo). Antes de embarcar no trem, não se esqueça de validá-los em dispositivos (amarelos) no início das vias de acesso, pois, constantemente, os controladores verificam os bilhetes. A multa para quem não tem os “tíquetes” validados é de 25 euros e deve ser paga na hora.
O escritório de turismo fica perto da estação de trem. Ao sair da estação, atravesse a rua e siga em frente, em direção à Rue Marechal Joffre. Lá você encontrará o escritório na esquina, à sua direita, e obterá o mapa da cidade e o horário das apresentações do Museu do Cavalo.
Do escritório de turismo é possível chegar à pé ao Castelo, porém os ônibus urbanos (Dessert Cantillienes) são gratuitos. Verifique, no escritório de turismo, onde são os pontos.
Programe-se para conhecer o Castelo pela manhã, pois a maioria dos shows do Museu do Cavalo é à tarde. Caso você não consiga algum desconto pela SNCF, vale a pena comprar, de uma vez, os ingressos para o Museu e para as apresentações dos cavalos.
No Castelo, você poderá visitar os apartamentos, a capela e a coleção de pinturas do Duc D’Almale, uma das mais importantes da França. Conhecerá, ainda, os jardins que, durante a primavera e o verão, proporcionam passeios de barco e de trem.
O Museu do Cavalo apresenta espetáculos com cavalos adestrados e, em seguida, uma demonstração pedagógica de como os animais são treinados. Este programa é uma ótima opção para quem tem crianças.
Comes e bebes
Bateu aquela fome? Nos jardins da propriedade do Castelo, existem alguns restaurantes. Mas você também pode almoçar nos restaurantes próximos. Saindo da propriedade, seguindo pela rua estreita de pedras, após o portão, você encontra uma grande variedade de boulingerie, pastisserie, restaurantes e lojas.
Para quem não fala nada de francês, uma boa pedida é ir até o Restaurante Silvie, na Rua Marechal Joffre, e procurar pela Maria. Esta garçonete portuguesa é extremamente gentil, porém tímida.

Em Chantilly também acontesce o Festival Bienal de Fogo de Artificio, o Nuits de Feu, imperdivel para quem curte musica e fogos de artificio. E existe um jeito super legal de assistir ao espetaculo sem pagar nada e ainda se aventurar pelas estradas em meio a floresta: siga a pé uma multidao que se embrenha nas florestas (nao se preocupe, dentro das florestas tem inumeros policiais guidando o pessoal e cuidando da sua seguranca, mas nao esqueca de levar uma lanterna, para o caso de perder a trilha) e sentar no gramado da rotatoria que fica em frente ao castelo. Leve um lanchinho, um cobertor e curta a festa, sozinho ou com a familia.

Tambem acontece o Prix de Diane, muito legal para quem curte uma volta ao tempo e corrida de cavalos: quem vai assistir se veste como antigamente, com vestidos longos e chapeus extravagantes, esbanjando elegancia.
Não perca!
Para quem quer esticar o passeio pela região, nossa sugestão é Senlis, antiga cidade real onde é possível visitar uma igreja - outrora abrigo de feridos das guerras mundiais -, a Catedral e aproveitar as ruas em estilo medieval e seu comércio.
Também indicamos a Abadia de Royamount, a Abadia de Chaalis, onde você poderá visitar o roseiral, conhecer um ateliê de perfume - e, quem sabe, criar seu próprio aroma - e alguns castelos da região do Oise, como o castelo de Compiégne, antiga cidade imperial, e de Pierrefonds
Uma dica para quem levar bicicleta (é possível carregá-la dentro dos trens!): aproveite as florestas que circundam a cidade de Chantilly, seus parques e conheça as cidades ao redor, como Gouvieux, Lamorlaye, que tem a mais importante pista de equitação da França, Orry-la-Ville, La Chapelle em Serval.

Se interessou pela regiao do Oise? Visite a pagina do Office de Tourisme du Oise.

Voce vai conhecer uma França com cara de interior!

Para compras, em Saint Maxim, existe um Centro Comercial com supermercados, lojas de roupas, calçados, eletro-eletrônicos, artigos esportivos e decoração para a casa.

Uma outra informação importante: nunca diga a um Cantillene que sua cidade chama-se Chantilly, mas “Chantii” (“ll” tem som de “i” em francês). Isso os irrita muito!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails