quinta-feira, 29 de outubro de 2009

De Bike no Vale de Loire


Eu e meu marido adoramos andar de bicicletas. Esta primavera, decidimos aproveitar os feriados do mês de Maio aqui na França e decidimos fazer um passeio de bicicletas no Vale do Loire.
Quando se decide por um turismo deste tipo, algumas precauções devem ser tomadas:
1.Verifique as condições da bicicleta e leve ferramenta para pequenos reparos.
2.Certifique-se que o hotel onde pretende hospedar-se possui estrutura para guardar as bicicletas e sugerir alguns roteiros
3.Escolha um hotel próximo do roteiro que pretende ser visitado.
4.Ao passar por pedágios, siga sempre a fila destinada a caminhões e veículos grandes, pois não possuem detector de altura e você pode passar com as bicicletas tranqüilamente.
5.Nunca obstrua a leitura da placa do veiculo, a multa é pesada. Escolha transportar as bicicletas nos tetos, são mais seguras, não modificam a dinâmica do veiculo e é a melhor opção que atende as leis de transito européias.
6.Não esqueça de levar o capacete, luvas e incluir shorts de ciclismo, aqueles com acolchoados, pois os percursos são longos e ficamos muito tempo em cima da bicicleta.
Escolhemos um hotel da rede Contact Hotel, e para nossa sorte, os proprietários do hotel são amantes de cicloturismo, conheciam a região como a palma da mão, além da simpatia. Mal nos instalamos, recebemos uma sugestão de passeio pelas proximidades do hotel, a beira do rio La Loire, e o mapa para escolhermos o roteiro para os dias seguintes.
O roteiro que seguimos foi um dos mais bonitos, a nosso ver : Castelo de Cheverny, Castelo de Chambord e Castelo de Villevasin.
Existem roteiros de 3 km., 23 km. e 27 km., todos assinalados no mapa com cores diferenciando os roteiros. Também é possível obter estes mapas das ciclovias em Escritórios de Turismo em toda região.
O Castelo de Chambord é sem duvida alguma, uma visita que não se pode dispensar. Sua construção iniciou-se em 1519 e durou 30 anos, abrigou as obras mais importantes em seu interior durante a II Guerra Mundial. Em sua floresta há uma placa de bronze em homenagem a um aviador americano, que sabendo deste fato, em plena queda em direção ao castelo, conseguiu desviar seu avião, aterrisando na floresta dos domínios do castelo e foi socorrido pelos moradores da região.
Além da visita ao Castelo, é possível passear de barco pelos canais que o circundam e continuar seu passeio de bicicleta pelas florestas. Na propriedade, há lanchonetes, restaurante, um hotel e vários lugares para um pic-nic. Aproveitamos e visitamos as lojas que ficam aos arredores e descobrimos um produtor de vinho local.
Em seguida, partimos para o Castelo Villlevasin, cuja visita foi rápida. O castelo abriga o Museu do Casamento, mas confesso que ambos, castelo e museu precisam urgentemente de grandes restaurações e melhor conservação das peças.
Uma das visitas que mais me interessou foi o Castelo de Cheverny. Em meio à cidade, que exige uma visita a pé, o Castelo de Cheverny é um bem conservado. A visita guiada ao castelo é ótima, e seu passeio inclui também a visita aos canis da propriedade, famoso pelos cães de caça, e a exposição do herói TinTin. Como atração à parte, é possível visitar a floresta e os canais da propriedade em visita guiada.
Percorrer os circuitos é bem fácil, muito bem sinalizado e atravessamos varias cidades pequenas e algumas fazendas, e constantemente encontramos outros ciclistas, alguns acompanhados pelos filhos pequenos, sejam em suas bicicletas ou sendo transportados na própria bicicleta, em pequenas cadeirinhas instaladas. Se esta for seu caso, não esqueça de também colocar em seu filho, capacete de segurança.
O percurso é plano, mas lembre-se de levar barrinhas de cereais e água suficiente para a viagem, pois ele é relativamente longo, quando se faz o percurso completo (27 km).
Fique de olho no relógio, pois os comércios e padarias fecham no horário de almoço (das 12:00 as 14:00 horas)
No retorno a nossa casa, aproveitamos e visitamos a cidade de Blois, visitamos a cidade com seus lugares históricos e o Castelo. Para os amantes da fotografia, aproveite o cair da tarde e atravesse a ponte, tire uma foto da cidade pelo outro lado do rio La Loire, você não vai se arrepender.
Para saber mais : Chateaux a Vélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails