quinta-feira, 29 de outubro de 2009

De bike em Paris


Desde o inicio deste verao, a Prefeitura de Paris instalou em diversos pontos da cidade, um sistema “self-service” onde é possivel alugar uma bicicleta e andar pela cidade. Este sistema foi batizado de Vélib e carinhosamente apelidado pelos parisienses de “souris” que significa “rato” em frances, devido a cor cinza das bicicletas.
O objetivo da Preferitura de Paris é incentivar o parisiense a deixar o carro em casa e locomover-se pela cidade utilizando as bicicletas. Alguns turistas aproveitam e fazem esse meio, uma nova forma de conhecer cada pedaço desta cidade maravilhosa.
Para alugar uma bicicleta, o interesado deve adquirir um cartao de um dia, uma semana ou um ano, disponivel nos lugares de locaçao, e em seguida retirar a bicicleta. A primeira meia hora é gratuita.
E a experiencia é um sucesso! A principio ocorreram alguns problemas, como escassez de bicicletas, problemas no sistema e numero insuficiente de funcionarios para realizar manutençao nas bicicletas, problemas esses quase sanados em sua totalidade.
Deu tao certo que a expectativa da Prefeitura de Paris é instalar a cada quilometro um posto de locaçao, totalizando 1.451 postos e 20.600 bicicletas disponiveis.
As prefeituras de algumas cidades francesas, como Bordeaux e Toulouse ja anunciaram que em breve esse sistema sera implantado.
Para maiores informaçoes, visite o site Vélib (em frances°

Um comentário:

  1. Oi Lu, tudo bem ?
    Conheci este seu blog hoje e adorei.
    Andei de bike em Paris na lua de mel. Escolhemos a empresa Fat Tire Bike Tours, eles fazem este passeio para o Vale do Loire, e em outras cidades européias...demais.
    Fizemos o último passeio do ano a noite...era final de Novembro de 2008.
    Foi demais, uma experiência incrível.
    beijão

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails